quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Seliga: Comer bem, Comer certo !

Boa tarde bonitas, então nesse meu primeiro post de 2014 vamos começar falando sobre uma pergunta que não deixa nossas mentes em paz (e que traz outras muitas perguntas juntas)  ainda mais agora com o inverno acabando e chegando a hora de tirar o biquíni e o protetor solar do fundo do baú. Dá pra emagrecer sem sofrer ? Dá pra comer bem , com sabor e  com prazer sem comer tranqueira? Como fazer uma reeducação alimentar ? Tentarei com meus humildes conhecimentos responde-las. Lembrando que mesmo com todas as dicas que estou dando aqui é sempre indispensável procurar um profissional qualificado para isso. A minha nutricionista é a Liliana Paiva e super indico ela, tanto pra nutrição quanto para personal trainer. Passo o contato dela no final deste post.




Então sem muito enrolação vou começar a responder essas perguntas:


         Dá pra emagrecer sem sofrer?

Oh se dá, pense só no que você come durante um dia todo mas pense como se você fosse seu estômago, recebendo toda a gordura que você ingere, o glúten, as gorduras trans, tudo o que vai te inchar e fazer você reter líquidos. Pense se esses alimentos, em sua maioria fast foods vão realmente atender a necessidade de fibras, carboidratos, proteínas e vitaminas que o nosso corpo precisa. 

É realmente difícil você cortar isso da sua alimentação de uma hora pra outra, então primeiro de tudo trace seu objetivo, sua meta. Ter uma alimentação saudável não significa passar fome ou excluir algum tipo de produto da dieta. É o que explica a Supervisora de Nutrição do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, Maria Aparecida de Moraes: “Devemos realizar uma dieta equilibrada, que inclua alimentos saudáveis e em quantidade moderada. É possível comer bem, de forma saudável, sem passar fome ou vontade.”

Se você esta acima do seu peso, se deseja emagrecer, precisa realmente fazer alguns sacrifícios , como disse a nutricionista não precisa passar fome, mas também não podemos sair atacando um rodízio de massas todo fim de semana. É tentador, ainda mais agora no inverno, caldos, pães, tortas, massas e tudo que é bom, e que a gente sabe que engorda. Então nesses quatro posts vou falar primeiramente sobre a alimentação , vamos tratar das 4 refeições que a gente não abre mão.

·         Café da manha (principal refeição do dia);

·         Almoço (que normalmente levamos a marmitinha ou comemos fora);

·         Café da tarde (nesse frio sempre reforçamos também);

·         Jantar (que é uma tentação, ainda mais nos fins de semana).

Cada post falarei sobre uma delas, com dicas e receitinhas para comer gostoso sem passar fome.


       Jamais se esqueçam de que, independente dos seus horários , as refeições precisam continuar acontecendo em intervalos de tempo regulares de 3-4 horas  


      Dá pra comer bem , com sabor e com prazer sem comer tranqueira? 

     O problema não está sendo alimentar-se fora de casa mas sim as escolhas que estão sendo feitas, pois em qualquer estabelecimento ou situação social é possível selecionar alimentos mais saudáveis ou menos prejudiciais ao nosso organismo e assim evitar os excessos. São pequenos lanches que irão evitar a fome excessiva à noite quando chegar em casa. Nestes horários intermediários, pode-se preferir biscoitos integrais doces ou salgados( sempre de olho no teor de sódio que fica na tabela nutricional), frutas ou sucos de fruta natural, iogurtes leves, mix de grãos (amêndoa, avelã, castanhas, nozes, macadâmia), entre outros. Não nos deixemos levar pelas barrinhas, elas nos enganam, tem quase ou ate mais teor de açúcar que uma barra de chocolate pequena, nesse caso prefira os grãos ou até mesmo algumas frutas secas como ameixas, damasco ou uva passas (as secas sem açúcar por favor).



1.      Como fazer uma reeducação alimentar ?    
          
         Primeiramente precisamos entender que DIETA e tudo aquilo que consumimos ao longo de nossa existência, e REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e um aprendizado, conscientização e mudança de hábitos alimentares de forma gradativa.

     Dieta da lua, da sopa, do abacaxi... Tem gente que faz qualquer loucura para queimar uns quilinhos. Mas, a “recompensa” das dietas radicais é o inevitável efeito sanfona – o peso vai e volta em dobro. Sem falar do mal que cardápios restritivos, esquálidos, na base de um alimento só podem fazer para a saúde física e psicológica ou seja, quando você transgride as regras básicas da boa alimentação para tentar emagrecer ultra-rápido, o corpo e a mente reclamam, emitindo sinais de alerta para chamar sua atenção. Três feras da nutrição decifram esses sinais e mostram onde está o erro.


Esqueça as dietas clichês, tem sempre pelo menos algo saudável que você come sem perceber. Aquele mingauzinho de aveia, aquela vitamina de banana com maça, ou aquele ovinho cozido na salada. Tem sim, e pra gente que come fora um milhão de opções, lojas especializadas por todos os lados, corredores só pra comidinhas saudáveis em todos os supermercados, saladas prontas pra abrir e comer, e há quem goste de carregar todas as marmitinhas com as comidas feitas por nos e por nossas mamães. Eu sou dessas que levo 500 potes na minha bolsa térmica, fico fora o dia todo mais sou uma arquiteta metida à chefe de cozinha. Se você não é não tem problema, se você toma café na padaria opte pelo pão francês integral na chapa com queijo branco e um suco natural. Se perto da sua casa não tem compre o pão e faça logo um pacote pra semana toda, eu costumo fazer isso todo domingo, embrulha-los no papel alumínio e coloco no saquinho de pão novamente e coloco na geladeira, e vou consumindo durante a semana, faço de 3 sabores variados pra não enjoar e os intercalo no saco de pão pra comer sempre algo diferente sem monotonia, faço de atum com cenoura, frango com alface, tomate e ricota com ervas finas, agrião e beterraba ralada (esses pro lanche da tarde) , pois de manhã que é meu horário de treino eu como ovos e mandioca.

·    


Importante lembrar :


§  Realizar de quatro a cinco refeições leves e equilibradas. Isso ajudará a controlar o apetite e a não beliscar alimentos desnecessários.

§  Estabelecer horários para as refeições. Nos intervalos, o organismo utilizará as reservas de gorduras do corpo.

§  Comer devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando-os. Procurar se alimentar em locais tranquilos.

§  Observar a quantidade e a qualidade dos alimentos. Consumir apenas o suficiente para atender as necessidades do organismo.

§  Ingerir bastante líquido. Dar preferência para água filtrada e sucos naturais. Evitar refrigerantes e bebidas industrializadas.

§  Evitar dietas milagrosas ou radicais.

§  Manter no local de trabalho algum alimento como barra de cereal, biscoitos integrais ou frutas.

§  Evitar produtos gordurosos como frituras, molhos e enlatados.

§  Se tiver vontade de comer doce, ingerir de forma moderada e procurar selecionar e optar pelo mais saudável. Por exemplo, no caso de sorvete, escolher os picolés de frutas.

§  Evitar bebidas alcoólicas e energéticas.

§  Usar o sal com moderação.

§  No restaurante, optar primeiro pelas saladas para depois consumir os outros alimentos.

§  No caso das carnes, priorizar as cozidas, assadas ou grelhadas. Optar por carnes brancas (frango ou peixe).

§  Dar preferência a biscoitos ou pães integrais.

§  Consumir pizzas menos calóricas (escarola, rúcula ou mussarela).

§  Alimentar-se antes de ir a festas ou ao supermercado.



Liliane Paiva:  Nutricionista e personal trainer

Atende na academia que é proprietária, espaço fitness em cima da loja ponto frio no centro de Barra Mansa, próximo ao shopping velho.

Telefones de contato: (24) 33223798 e (24) 981438760 (tim)

Qualquer duvida meninas liguem pra ela ou pra mim , meu whats é 999760745 , conversarei com vocês a medida que eu possa responder pois minha vida é muito cheia assim como a de vocês !!! Perguntem aqui em baixo nos comentários que posso responder também à medida do possível. Beijos bonitas, e se liguem, não quero ninguém passando fome!!! Até o próximo post, com receitinhas tops de almoço e lugares maravideliciosos para almoçar ! 

Seliga nesse post que a Ziih fez explicando a importância da atividade física, pois nada adianta uma boa alimentação se você não fizer nenhuma atividade física, um sempre complementa o outro - Atividade Fisica !


 Beijos Mariana Teixeira !

Um comentário: