sábado, 24 de maio de 2014

Cabelo: Cronograma Capilar !

Cronograma Capilar ?
 Ziih o que é isso ?

Calma bonitas que já vou explicar direitinho ...

O cronograma capilar tem o objetivo de deixar os cabelos mais saudáveis através de  três processos intensos e regulares: Hidratação, Nutrição e Reconstrução (exatamente nessa ordem bonitas !)
Serve para qualquer tipo de cabelo, se o seu cabelo esta danificado  por conta de alisamentos,  descolorações ou tinturas, você pode recuperá-lo através do cronograma capilar! E se o seu cabelo for natural... melhor ainda, vai deixar ele com muito mais vida, brilho e maciez.
Eu comecei a fazer pois estou em processo de Transição Capilar, ainda vou falar sobre isso aqui no blog, mais antes achei mais valido falar sobre o cronograma capilar, que e um assunto que interessa tanto as cacheadas,  quanto as meninas que tem cabelo liso, crespos ou ondulados !

Vamos entender mais sobre cada um ...

O cronograma consiste em 3 processos:

Hidratação:
 produtos que vão ajudar a repor a umidade do seu cabelo, fazer com que o cabelo absorva melhor a água, com produtos que tem componentes como aloé vera, vitamina A, vitamina B5 e glicerina em sua fórmula. Se seu cabelo está opaco e ressecado, seu cronograma deve ter o foco na hidratação! Logo na primeira hidratação já se percebe os cabelos mais macios e fáceis de desembaraçar.


Nutrição:  É pra nutrir os cabelos mesmo, com óleos, vitaminas, manteigas, tudo NATURAL! Nada de usar óleo mineral nos cabelos, só óleos vegetais como óleo de argan, de linhaça, e pode ser até mesmo o azeite de oliva que você usa pra salada, desde que seja extra-virgem, que não passaram por nenhum processo de refinamento, portanto não contém tanta química, lembra sempre de olhar isso se for comprar óleo, precisa ser extra-virgem. O resultado que se percebe na primeira sessão de nutrição é redução de volumes, frizz e mais brilho. Se seu cabelo tá poroso, com muito volume e frizz, seu foco na hora de montar o cronograma vai ser a nutrição!

Reconstrução: a reconstrução é o que vai encorpar o cabelo e deixar ele mais resistente, porque sela as cutículas dos fios, diminuindo a porosidade. É o processo que você precisa fazer se o seu cabelo estiver elástico, frágil e quebrando muito. A reconstrução é feita com produtos que tem queratina e colágeno em suas mais diversas formas. CUIDADO o excesso de reconstrução vai fazer o seu cabelo quebrar.


Para melhor entender cada um, copiei uma imagem da internet que e bem explicativa :


                                                         ( Clique para aumentar a imagem )

Isso mesmo meninas, para cada etapa e um tipo de creme diferente, na ilustração acima temos os componentes que o creme deve conter para fazer parte de cada etapa. 

Bom agora que vocês já sabem mais sobre cada processo e hora de montar o cronograma, e para ajudar vocês vou disponibilizar uma tabelinha pré montada, que uma amiga ( Tay ) me passou e ta sendo muito útil !



Obs: temos que ter pelo menos 2 dias de intervalo entre um e outro ! 
Exemplo - SEGUNDA-FEIRA  com intervalo terça-feira e quarta-feira , QUINTA-FEIRA com intervalo sexta-feira  e sábado e por ultimo no DOMINGO !

No meu caso estou utilizando o primeiro, pois como estou em transição meu cabelo esta muito ressecado, com varias pontas duplas e sem brilho ( Caso grave rs ) Mais temos também uma para cabelos pouco danificados e para cabelos saudáveis, lembrando que mesmo sendo saudável não significa  que não precise de cuidados !

Bom meninas espero que tenha conseguido tirar todas as duvidas de vocês, caso ainda tenham mais, podem perguntar por inbox em nosso facebook - Se Liga Bonita


Beijos Ziih


Nenhum comentário:

Postar um comentário